Desafios de desenho

Sketch Dailies, Character Design Challenge, Daily Spitpaint, Mermay, Sketchtember, Inktober. Esses são alguns dos nomes de desafios de desenhos que estão frescos na minha memória. Com a aproximação de outubro, logo a internet já começa a se mobilizar rumo ao Inktober, e muitos artistas estão até usando o Sketchtember como um aquecimento.

Existem diversos lugares na internet com desafios dessa natureza. São atividades criativas mediadas que levam o artista a elaborar algo partindo de um tema (como o Mermay e o Character Design Challenge) ou uma limitação (de material, como o Inktober, de tempo, como o Daily Spitpaint). Independente do desafio, não dá pra negar que muitas vezes eles acabam forçando bastante o limite da criatividade do artista, o que é muito legal quando estamos nos sentindo sem inspiração, sem ideias do que desenhar ou praticar, mas estamos cheios de disposição pra arte.

Só que eu gostaria de expôr aqui algo para reflexão: quando e por que participar desses eventos? Bom, na minha opinião (e é uma visão bastante particular), você deve participar quando bem entender! Nada conclusivo, né? Mas vou explicar meus pontos de vista. A meu ver, existe um lado muito positivo em aceitar desafios: entrar em contato com outros artistas fazendo a mesma coisa, ganhar visibilidade durante o evento com o uso das hashtags específicas, exercitar sua capacidade de criação dentro de adversidades, manter um foco de estudo.

Mas também acho que é importante atentarmos pra outro ponto importante que diz respeito a quando não participar. Aceitar esse tipo de desafio quando você está se sentindo artisticamente fragilizado (e nós sabemos que essas coisas acontecem em ciclos) talvez acabe levando você a dar mais força aos pensamentos negativos em relação às suas capacidades criativas. Fazer porque é a única oportunidade, porque todo mundo tá fazendo, só que eu aposto que sua mãe dizia isso e eu vou repetir: “você não é todo mundo”. Vivendo em um mundo onde as redes sociais estão tão presentes, às vezes é difícil nos distanciarmos do fuzuê para focarmos em nós mesmos, mas tem hora que é preciso virar pro outro lado e abandonar um pouco o Instagram, o Tumblr, o Facebook e pensar mais em nosso crescimento de maneira individualizada. Entrar na caverna mesmo, sabe?

De qualquer maneira, por mais que seja muito bom exercitar-se com os desafios propostos pela internet, acho que antes vale muito a pena o artista fazer um balanço: “eu estou disposto a participar do desafio?”. Porque, começar a participar pra depois se frustrar por não ter conseguido cumprir, ou ficar pensando que não tem as qualidades necessárias pra fazê-lo até o fim, e depois ficar triste por isso, não compensa. Ou então, tente nutrir uma expectativa menos pretensiosa com relação à sua participação: “vou fazer um desenho do Inktober por semana”. Se você se empolgar e fizer mais do que isso, já está superando sua expectativa de uma maneira positiva.

Quanto menor for a diferença entre a expectativa e a realidade, maior é a chance de você obter resultados positivos da sua participação. E no fim, o que manda mesmo é se divertir! Não importa se vai cumprir uma maratona de 30 dias, se vai fazer um por semana, ou uma participação única, o que importa de verdade é sempre manter uma atitude positiva com relação à sua arte, continuar praticando e  buscando se divertir no processo. 🙂

É isso, reflexão feita, nos vemos na próxima. Até lá!

Um comentário sobre “Desafios de desenho

  1. Ei Joyce! Que texto bacana, eu concordo com você, temos que estar realmente afim de participar e fazer aquele desafio, eu acho o máximo o inktober, mas não é sempre que participo, faço algumas aparições (se eu estiver afim), Não gosto de me sentir obrigada a fazer algo, e tem aqueles dias que realmente não queremos, aprendi a aceitar isso e descobri que muitos artistas tem a sua fase “não quero nem ver desenho na frente” e é importantíssimo saber disso, afinal são desafios para nos divertir e não virar algo maçante.
    E adoro estudar coisas que realmente quero aprender, cada coisa no seu tempo… Afinal, é divertindo-se que se aprende muito mais!

    Curtir

Deixe um comentário

